top of page

OFICINAS (workshops)

​Para mais informações sobre as oficinas, é só se dirigir à aba Contato e nos enviar sua pergunta!

A Representação do Movimento na Marionete

Informações:​



Duração: 10 horas

 

Numero e perfil dos alunos: máx. 16 alunos, a partir de 16 anos. Bonequeiros, atores, dançarinos, artistas, educadores e interessados em geral. 



 

O Pigmalião Escultura Que Mexe sempre procura em seus trabalhos dar ao público a ilusão de que seus bonecos estão vivos. Para que isso aconteça, o grupo pesquisa a naturalidade e a semiótica de cada gesto, postura ou formas diferentes de locomoção fazendo crer que objetos inanimados têm alma própria.  Nesta oficina, o Pigmalião compartilhará suas técnicas de manipulação direta organizadas em cinco conceitos-chaves: peso e contrapeso, foco, gestos essenciais, economia e triangulação. Por meio de exercícios e práticas de criação, os alunos serão estimulados a observar e representar diferentes formas de movimento que podem ser aplicadas nas diversas técnicas de manipulação.

 

Informações:

Duração: 20 horas

 

Numero e perfil dos alunos: máx. 12 alunos, a partir de 18 anos. Bonequeiros, atores, dançarinos, artistas, educadores e interessados em geral. 

O objetivo dessa oficina é o de introduzir os alunos no complexo universo das marionetes de fio. Por meio de técnicas específicas de construção e de exercícios de improvisação com objetos e bonecos, buscaremos a mágica e hipnótica ilusão de que a marionete é viva.

A Relação entre o Ator e o Boneco

Esta oficina conduz à investigação das relações possíveis entre o ator-manipulador e o boneco manipulado. O Pigmalião Escultura Que Mexe exercita  a sensibilização de seus atores através da relação direta com o boneco, conectando-os física, sensível e simbolicamente. O que o ator deve fazer para aparecer ou desaparecer na presença de um boneco?  Como se portar? Os alunos serão estimulados à criação de cenas em que boneco e manipulador coexistem na representação. 

Informações:​



Duração: 8 horas

 

Numero e perfil dos alunos: máx. 20 alunos, a partir dos 18 anos. Bonequeiros, atores, dançarinos, artistas, educadores e interessados em geral. 

A Composição da Marionete e a Construção do Movimento

OFICINA DE VERÃO: TODO ANO NO MÊS DE JANEIRO! Oficina Intensiva de Construção e Manipulação de Marionetes de Fio

Em duas semanas intensas de imersão, entre o atelier e a sala de ensaios o Pigmalião Escultura Que Mexe compartilhará suas técnicas de construção e manipulação de marionetes. Os alunos terão acompanhamento individual e em grupo, direcionando o trabalho para a construção de uma cena coletiva que possibilitará uma visão abrangente do processo de montagem de um espetáculo, com discussões sobre dramaturgia, trilha sonora e efeito hipnótico produzido pelo teatro de animação. Cada aluno construirá para si uma marionete completa.

Informações:​



Número e perfil dos alunos: 20 alunos, a partir dos 18 anos.

 

Carga Horária: 96 horas (14 dias de trabalho)

Informações:

 

Duração: 8 horas

 

Numero e perfil dos alunos: máx. 15 alunos, a partir de 16 anos. Bonequeiros, atores, dançarinos, artistas, educadores e interessados em geral. 

Segundo a mitologia grega, Pigmalião amava tanto uma de suas esculturas que os deuses decidiram dar vida à sua criação.  Como ele, o bonequeiro busca construir seus bonecos para que eles ganhem vida. Nesta oficina os alunos irão construir juntos um boneco completo em proporções naturais, usando técnicas elaboradas de articulação, essenciais para criar a ilusão de que os bonecos possuem vida própria. 

A Construção de Pigmalião

Bonecos Incendiários
Informações:

Duração: 40 horas

 

Numero e perfil dos alunos: máx. 16 alunos, a partir de 18 anos. Bonequeiros, atores, dançarinos, artistas, educadores e interessados em geral. 

A arte da marionete é e sempre foi uma excelente ferramenta pedagógica, capaz de transmitir conhecimento de maneira muito eficiente. Sabendo disso, o Pigmalião explora maneiras de utilizar ideologicamente suas marionetes de forma a provocar no público uma reflexão filosófica incisiva.

 

Durante a experiência, o grupo compartilhará suas técnicas de manipulação baseadas no realismo do movimento e na relação entre ator e boneco, a fim de colaborar com os alunos na criação de personagens a partir da análise de um texto previamente escolhido, fazendo então da marionete um veículo ideológico. O objetivo final é a montagem de um "espetáculo" passando pelas várias etapas que constituem o processo de criação e de construção do Pigmalião Escultura que Mexe.

bottom of page