Apresentações

2007:

 

8º Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto. Cena Curta O PRESENTE.  


2008:

 

9º FIT-BH. Intervenção  O Mendigo Marrom. 


2009:

 

“Seu Geraldo, Voz e Violão” e “Seu Geraldo em: O Caso Deu-se Como Eu Canto”, dois musicais onde os personagens improvisam em contato direto com a platéia.


2010:

 

Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte. Intervenção Bira e Bedé.


2011:

 

Projeto “Teatro Visual: o que ainda não tínhamos visto”, na Funarte de Brasília. Espetáculo “Bira e Bedé Esperando”.

Teatro Plínio Marcos, Funarte de Brasília. A Filosofia na Alcova.

No mesmo lugar, estreou o espetáculo “A Filosofia na Alcova”, de Marquês de Sade. Apresentou-se com a versão cena curta de “A Filosofia na Alcova” no Festival de Formes Brèves Marionnettiques Orbis Pictus, na cidade de Reims, na França. A estréia em Belo Horizonte se deu em setembro no Galpão Cine Horto, com posterior apresentação no SESC Palladium. O mesmo espetáculo foi indicado ao Prêmio SESC/Sated 2011 de Melhor Espetáculo e ganhou o troféu de Melhor Figurino.


2012: Participou em março do Evento FIT, com o espetáculo “A Filosofia na Alcova” no Teatro Marília (Belo Horizonte) e foi selecionado com o mesmo espetáculo para apresentar-se em julho no Festival de Inverno de Ouro Preto e em agosto no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (Belo Horizonte).


2013: Apresentou em maio o espetáculo "Seu Geraldo Voz e Violão" no Festival Formes Breves Marionnettiques Orbis Pictus, em Reims e Lille, na França. Em julho, por escolha da curadora Brigitte Mounier, participou com o espetáculo “A Filosofia na Alcova” e a oficina "Bonecos Incendiários" do Festival Le Manifeste, em Grande-Synthe, também na França. Em setembro, o grupo ministrou a oficina "A Construção de Pigmalião" no World Stage Design 2013 em Cardiff, Pais de Gales.  No mesmo mês, participou do 14. Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte, sendo uma das cenas mais votadas do Festival. 

 

2014:

 

Abril

19. MITEU - MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO UNIVERSITARIO DE OURENSE (Espanha

 

 

e participou no dia 4 de maio com a cena curta "O Quadro de uma Família" da  25. Fira de Titelles de Lleida, também em terras espanholas. Nesta última, recebeu os prêmios Drac D´or de Proposta Inovadora e Drac D´or Melhor Espetáculo pelo júri dos Festivais Internacionais.  A mesma cena curta se apresentou na programação do FIT BH - Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte, nos dias 17 e 18 de maio.  Os espetáculos "Seu Geraldo Voz e Violão" e "Bira e Bedé"  participaram do Circuito Usiminas de Cultura no interior de Minas Gerais, aonde o grupo também levou as suas oficinas de construção e manipulação de bonecos. A Trupe da Corda Preta fez a sua estréia na televisão participando da Campanha da Globo de São João do Nordeste e logo depois foi para os palcos com o edital Cena Música. No dia 10 de setembro o grupo estreoou seu novo espetáculo "O Quadro de Todos Juntos" no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, fazendo posterior temporada no Galpão Cine Horto. Em novembro,  recebeu o Prêmio de Melhor Breve Cena pelo júri técnico e Prêmio Especial pela manipulação dos bonecos  com a cena "O Quadro de uma Família" no Festival Breves Cenas de Teatro de Manaus 6ª edição.

 

2015:  Em janeiro, ministrou a "II Oficina Intensiva de Construção e Manipulação de Marionetes de Fio" com o apoio da UNIMA.