“ESPAÇO PIGMALIÃO: LABORATÓRIO ABERTO”

EDITAL DE OCUPAÇÃO 

1ª Chamada 

 

O Pigmalião Escultura que Mexe torna público que, de 3 a 15 de setembro de 2021, estarão abertas as inscrições para projetos de ocupação do “ESPAÇO PIGMALIÃO: Laboratório Aberto”.

 

As ocupações deverão acontecer entre os meses de outubro 2021 e abril 2022, quando estarão abertos o Atelier e a Sala de Ensaios do Espaço Pigmalião para a utilização de grupos, artistas individuais e coletivos com projetos criativos que dialoguem com a experimentação cênica em Teatro Visual e/ou de Formas Animadas, sejam eles cênicos, plásticos, audiovisuais ou multilinguagens. 

 

O objetivo do edital é disponibilizar nosso espaço de criação para que outros grupos possam realizar seus processos, permitindo a continuidade da experimentação e da produção artística, apesar das dificuldades da pandemia. As atividades fazem parte do Projeto “Espaço Pigmalião: Laboratório Aberto” realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. 

 

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

 

1.1 O Pigmalião irá selecionar 14 (quatorze) propostas de ocupação, sendo 8 (oito) para o atelier e 6 (seis) para sala de ensaio, a serem realizadas entre os meses de outubro de 2021 e abril de 2022. O edital terá duas chamadas: 

- A primeira chamada, do dia 3 até dia 15 de setembro de 2021, visa selecionar 7 (sete) projetos (3 para Sala de Ensaio e 4 para o Atelier) para propostas a serem desenvolvidas nos meses de outubro, novembro e dezembro 2021;

- A segunda chamada, que será aberta em janeiro de 2022, visa selecionar 7 (sete) projetos (3 para Sala de Ensaio e 4 para o Atelier) para propostas a serem desenvolvidas nos meses de fevereiro, março e abril de 2022.

- Essas datas poderão sofrer alterações de acordo com o andamento da pandemia no Brasil e das medidas sanitárias adotadas no período de realização das propostas selecionadas.

 

1.2 Para a execução dos projetos selecionados, o Pigmalião disponibilizará seu Atelier, com carga horária de no máximo 40 horas, e sua Sala de Ensaio, com carga horária de no máximo 60 horas. 

 

1.3 O Espaço Pigmalião estará aberto para ocupação de segunda a sexta nos períodos da manhã (de 9:00 às 13:00) e da tarde (de 14:00  às 18:00). Os cronogramas serão ajustados com os selecionados em reunião posterior. Não haverá disponibilização de turno noturno para ocupação.

 

1.4 Por razões de distanciamento social haverá um limite no número de pessoas para a ocupação presencial de cada espaço:

- Espaço Atelier: máximo 2 pessoas por projeto

- Sala de Ensaio: máximo 4 pessoas por projeto

 

1.5 Serão admitidos projetos nas seguintes CATEGORIAS:

 

a) Ocupação do Atelier: O Atelier é um espaço de pesquisa plástica e construção onde são confeccionadas marionetes, figurinos, máscaras, cenários e adereços do Pigmalião. Equipado com maquinários e ferramentas, esse espaço será aberto sob a supervisão de um coordenador responsável que fará orientações técnicas sobre a utilização dos equipamentos. 

 

b) Ocupação da Sala de Ensaio: A Sala de Ensaios é onde acontecem as pesquisas cênicas, físicas, as oficinas de manipulação e as experimentações criativas do Pigmalião. Equipada com tablado em madeira, espelhos e equipamento de som (Mesa de som, caixas PA e Cabo Saída P2) e luz (1 mesa analógica - 12 canais 2Kw por canal, 2 par 64 foco 5, 4 par 38, 2 elipso etc jr. 25-50), este espaço será disponibilizado para realização de processos criativos de artistas, grupos ou coletivos sob a supervisão de um coordenador responsável que fará as orientações técnicas sobre a utilização dos equipamentos.

 

1.6 As propostas apresentadas para ocupação deverão ser idealizadas conforme condições estruturais e técnicas da sede do Pigmalião. Fica a cargo da comissão de avaliação analisar a compatibilidade de seu projeto com a estrutura física do espaço.

 

1.7 Os resultados dos processos criativos serão apresentados em uma mostra aberta ao público (presencial ou virtual) . A decisão sobre o formato virtual ou presencial da Mostra será definida em conformidade com os protocolos sanitários oficiais da PBH frente à pandemia da Covid-19, e será comunicada previamente aos grupos.

 

1.8 Após as apresentações, os proponentes serão convidados a compartilhar suas experimentações com o público, expondo as etapas de seus processos criativos, seguido de um momento de debate com o público (presencial ou virtual) para que os artistas tenham um retorno sobre o trabalho desenvolvido. 

 

2. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

 

2.1 Poderão inscrever projetos culturais:

a) Artistas individuais, grupos e coletivos artísticos;

b) Pessoas físicas maiores de 18 anos; 

b) Pessoas jurídicas sem fins lucrativos, de direito privado e de caráter cultural. 

 

Parágrafo único: todes Proponentes deverão ser domiciliados/sediados(as) em Belo Horizonte ou Região Metropolitana. 

 

2.2 Cada Proponente poderá inscrever 1 (UM) PROJETO CULTURAL, deverá portanto escolher 1 categoria. Nos casos em que os projetos almejem utilizar os dois espaços (Atelier e Sala de Ensaios), os proponentes deverão escolher a categoria predominante e, dentro da carga horária escolhida, poderão propor esse formato híbrido. As propostas serão avaliadas pelos coordenadores do projeto e, caso haja disponibilidade de horários, isso será considerado e abordado posteriormente em reunião com a equipe do projeto selecionado.

 

3. PERÍODOS DE OCUPAÇÃO: 

 

- 1ª CHAMADA: 1º de outubro – 22 de dezembro de 2021

- 2ª CHAMADA: 1º de  fevereiro – 29 de abril de 2022

 

4. RECURSOS TÉCNICOS, HUMANOS E FINANCEIROS:

 

4.1 O Pigmalião disponibilizará sua infraestrutura (atelier e sala de ensaio), além de serviços de assessoria de imprensa e divulgação para a mostra. As demais despesas (materiais, equipe técnica, logística, carreto, equipamento extra, etc) serão de responsabilidade do artista/coletivo selecionado. Não haverá aporte financeiro para as propostas selecionadas.

 

4.2 As orientações dos coordenadores responsáveis pelo Atelier e Sala de Ensaio serão limitadas ao funcionamento dos equipamentos, não incluindo orientações artísticas ou estruturais dos projetos apresentados. A execução dos projetos artísticos é responsabilidade dos proponentes. 

 

5. INSCRIÇÃO:

 

5.1 Período de inscrição da primeira chamada: do dia 3 a 15 de setembro de 2021.

 

5.2 Local de inscrição: os projetos poderão ser inscritos através de Formulário on-line no link: AQUI

 

5.3 A proposta deverá conter: carta de intenção com a proposta detalhada a ser realizada no espaço; proposta de cronograma; currículo resumido dos envolvidos no projeto; contato do responsável pela proposta (telefone e e-mail). O proponente poderá anexar links e arquivos que julgar relevantes para a avaliação da proposta (em formato .pdf).

6. SELEÇÃO:

 

6.1 A seleção das propostas para a 1ª chamada será realizada pelos integrantes do Pigmalião Escultura que Mexe com previsão de divulgação  no dia 19 de setembro no site do grupo e nas suas redes sociais.

 

6.2 Os candidatos selecionados receberão um comunicado, por e-mail, e serão chamados para participar de uma reunião onde serão definidos os dias e horários de ocupação do espaço.

 

6.3 A seleção será realizada segundo os seguintes critérios:

- adequação da proposta ao espaço e ao seu cronograma de funcionamento;

- qualidade artística da proposta;

- inovação e experimentação da proposta (estética/temática);

- interdisciplinaridade;

- trajetória artística do proponente e demais envolvidos no projeto;

- inclusão: serão valorizados projetos que contemplem o protagonismo feminino, a igualdade de gêneros e a promoção e valorização do conteúdo artístico e cultural das culturas negra, indígena, cigana e LGTBQI+. 

 

7. DISPOSIÇÕES FINAIS:

 

7.1 Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ciapigmaliao@gmail.com

 

7.2 O EDITAL DE OCUPAÇÃO DA SEDE DO PIGMALIÃO ESCULTURA QUE MEXE faz parte do projeto nº 1137/2020 – “Espaço Pigmalião: Laboratório Aberto” – e está sendo realizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

7.3 Durante as ocupações serão respeitadas as regras sanitárias e as medidas de distanciamento social para o controle da pandemia da Covid-19, segundo os critérios estabelecidos pela PBH.

 

7.4 Casos omissos neste edital serão deliberados pelo grupo, que também se reserva o direito de fazer alterações caso haja necessidade de adequação para a melhor realização do projeto. 



 

Belo Horizonte, 31 de agosto de 2021



 

Aurora Majnoni

Coordenadora 

PIGMALIÃOesculturaquemexe