PIGMALIÃOesculturaquemexe reestreia em BH e volta à França em julho

 

Antes de viajar para França e apresentar, no dia 12 de julho, o espetáculo A Filosofia na Alcova no festival Le Manifeste, Rassemblement International pour um Théâtre Motivé, em Grande-Synthe, o Pigmalião Escultura que Mexe faz curta temporada em BH nos dias 28, 29 e 30 de junho no Galpão Cine-Horto (sexta e sábado às 20h e domingo às 19h). Os ingressos serão vendidos à R$20 Reais inteira e R$10 Reais meia.

 

Retorno à França

 

O primeiro passo para divulgar internacionalmente o trabalho do grupo foi dado em 2011 com a participação no Festival de Formes Brèves Marionnettiques Orbis Pictus, na cidade de Reims na França, com a cena curta A Filosofia na Alcova. 



Em 2013, o Pigmalião participa de dois festivais na França: Em maio, o espetáculo Seu Geraldo realizou 15 apresentações novamente no Festival de Formes Brèves Marionnettiques Orbis Pictus , na cidade de Reims nos dias 17,18, 19 e 22 e em Lille nos dias 24, 25 e 26. http://www.orbispictus.fr/



No dia 12 de julho, será a vez do espetáculo A Filosofia na Alcova se apresentar no festival Le Manifeste, Rassemblement International pour um Théâtre Motivé, em Grande-Synthe. O grupo foi selecionado pela curadoria durante a rodada de negócios do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FIT-BH 2013). O Pigmalião fará o espetáculo de abertura do festival e também ministrará  a oficina Marionetes Incendiárias, onde compartilhará suas técnicas. http://www.lemanifeste.com/

Outro importante convite recebido pelo grupo foi para o diretor Eduardo Felix ministrar uma oficina de construção de bonecos e exibir seus trabalhos no festival de cenografia Word Stage Design 2013 em Cardiff, capital do País de Gales, entre os dias 5 e 15 de setembro.



Nova fase



O Pigmaliãoesculturaquemexe inaugurou em 2012 o seu Espaço de trabalho com atelier, vagas para aprendizes e uma vasta programação de oficinas profissionais e espetáculos gratuitos. Um novo site do grupo também será lançado nos próximos dias com fotos, vídeos e portfólio do grupo.



A aprovação no Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte possibilitou a realização, desde abril, de oficinas gratuitas oferecidas ao público. Entre elas A representação do movimento na marionete, Oficina de Construção de Marionetes, Oficina de Restauração e Acabamento de Marionetes e A relação entre o ator e o boneco. Em agosto, será a vez da Oficina de Sombras.



Além dessas capacitações, aprendizes foram selecionados para trabalhar no atelier e para estagiar na produção do grupo. “Como estamos em fase de montagem de um novo espetáculo, os aprendizes têm a possibilidade de vivenciar os processos de criação do grupo e a construção dos bonecos do início ao fim”, explica Eduardo Felix, diretor do grupo, ao se referir ao novo trabalho O Quadro de Todos Juntos, com estreia prevista para novembro, inspirado no quadro “A Família de Carlos IV” de Goya e no livro “A História da Loucura” de Michel Foucault.



Para ver as marionetes do grupo acesse o site www.pigmaliao.com, ou veja o canal do grupo no youtube: http://www.youtube.com/user/ciapigmaliao?feature=watch

Contatos:

Marina Abelha – 9808- 5060 - Assessora de imprensa

Eduardo Felix – 8871-3059 – Diretor do PIGMALIÃOesculturaquemexe