top of page
Fábulas
Fábulas Antropofágicas para Dias Fascistas
Ano de estreia (2023)

Era a noite dos tempos, a gênese pagã, antes que o homem se livrasse de seus cascos, de seus chifres, de seu lado animal. Era o tempo depois da escuridão, o mundo estava cheio de frutos da terra e a galáxia se regenerava após o cataclismo. Todos queriam acreditar que um mundo mais generoso era possível, apesar dos monstros que nos habitavam, apesar dos predadores à espreita que sempre querem nos devorar.

Este espetáculo usa marionetes clássicas e antigas fábulas para retratar e tentar entender o que se passa nos dias atuais, além de combater a ascensão ao poder de figuras histriônicas, ridículas, cruéis e populistas. O corpo humano e o corpo animal, o vivo e o artificial, a carne e a madeira, os fios e o sangue são aqui ferramentas para abrir novos espaços de discussão, pois até mesmo as fábulas exigem um certo protocolo antes do massacre.

Espaço: Teatro
Técnica: Marionetes de fio e máscara
Idiomas: Português, inglês, francês ou italiano
Público: A partir de 12 anos
Duração: 60 minutos
Capacidade: 200 Pessoas
Equipe de viagem: 5 pessoas

Transporte de cenário: aéreo/terrestre

Elefanteatro
Elefanteatro: um espetáculo que anda do Pigmalião Escultura que Mexe
Ano de estreia (2023)

Um enorme elefante, um ser  sagrado, um ser místico, um ser gigante, caminha acompanhado por uma multidão que ele mesmo forma. Ele aparentemente vem sozinho, sem carregar nada, mas dentro dele há muitas memórias. Um elefante nunca esquece. Dentro dele cabe um mundo. O grande animal cênico tem tripulantes dentro dele, que ele carrega em uma longa jornada, pessoas que ele resgata no caminho por onde ele passa. Eles foram socorridos pelo Elefanteatro e esperam chegar em um lugar bom. Quem precisa de abrigo é sempre o outro, até sermos nós mesmos. No caminho do elefante sempre haverão outros a serem resgatados. 

Espaço: Ruas asfaltadas (distância do percurso de no mín. 400m)
Técnica: Boneco gigante e bonecos de vara
Idiomas: Português
Público: Livre
Duração: 60 minutos
Capacidade: Ilimitada

Transporte de cenário: Terrestre/navio (caminhão baú)
Equipe de viagem:  14 pessoas (com música ao vivo)

                                     8 pessoas (com trilha gravada)

Mordaz
Mordaz 
Ano de reestreia (2024) / ano de estreia (2016)

O mundo dos humanos se vê ameaçado por uma enorme infestação de estranhos ratos. O que as pessoas não sabem é que, por trás da aparente fragilidade e submissão dessas criaturas, se esconde uma estrutura organizada, inteligente e obstinada. E o que os ratos não sabem é que os humanos também têm seus segredos além das máscaras sociais.

 

Espaço: Teatro
Técnica: Marionetes de Fio e Máscaras
Idiomas: Sem texto
Público: A partir de 12 anos
Duração: 60 minutos
Capacidade: 200 pessoas

Equipe de viagem:  8 pessoas

Transporte de cenário: Aéreo/terrestre

Macunaima
Macunaïma Gourmet
Ano de reestreia (2023), Ano de estreia (2017)

Gourmet: Brasil contraste, Brasil pobre, Brasil luxo, Brasil exótico, Brasil absurdo. 
O Pigmalião Escultura que Mexe propõe uma nova leitura da obra de Mário de Andrade, atualizada para os dias atuais, onde podemos ver a sociedade brasileira, e também a sociedade global, enfrentar uma grande tormenta em suas estruturas socioeconômicas e culturais,quando o consumismo se confunde com o bem-estar e quando aqueles que criam as regras não são obrigados a elas obedecer.

Espaço: Teatro
Técnica: Marionetes de Fio, boneco híbrido, boneco de manipulação direta, boneco gigante e Máscaras
Idiomas: Português ou legendado
Público: A partir de 12 anos
Duração: 80 minutos
Capacidade: 500 pessoas

Equipe de viagem:  10 pessoas

Transporte de cenário: Aéreo/terrestre

Brasil
Ano de estreia (2019)

A percepção que temos de um povo é nutrida por imagens, ideias que nos são continuadamente enviadas, às vezes distorcidas. "Brésil" aborda a questão do outro, do olhar estrangeiro, chamando a atenção do espectador e o convidando a deixar-se colidir com suas próprias representações. 

Brasil

Espaço: Teatro
Técnica: Manipulação direta 
Idiomas: Português ou legendado
Público: Livre
Duração: 50 minutos
Capacidade: 500 pessoas

Equipe de viagem:  8 pessoas

Transporte de cenário: Aéreo/terrestre

> Rider

O Quadro
O Quadro de Todos Juntos
Ano de estreia (2014)

Uma família posa para um retrato. O instante de um flash revela além da superficialidade. Mostra a frágil estrutura por trás dessa imagem perfeita. Segredos postos ao chão. Suspensão do tempo. Cada um de seus integrantes expõe seus mais íntimos e secretos desejos. Todos são espelhos. Todos juntos. Um encontro de família em que a realidade, o simulacro e o delírio confrontam-se em um quadro mais que verdadeiro.

 


 

Espaço: Teatro
Técnica: Manipulação direta e Máscaras
Idiomas: Sem texto
Público: A partir de 16 anos
Duração: 60 minutos
Capacidade: 500 pessoas

Equipe de viagem:  8 pessoas

Transporte de cenário: Aéreo/terrestre

Filosofia
A Filosofia na Alcova
Ano de estreia (2011)

As marionetes aqui não têm limites: sexo, violência e todo tipo de questionamento religioso e moral fazem desse espetáculo um forte catalisador de questionamentos e reflexões. Adaptação do polêmico Marquês de Sade escrita há mais de duzentos anos, mas que continua a chocar por suas perversões aos bons costumes.

​Classificação: 18 anos

Espaço: Teatro
Técnica: Marionetes de fio, manipulação direta, boneco de luva e boneco gigante
Idiomas: Português ou legendado
Público: A partir de 18 anos
Duração: 60 minutos
Capacidade: 500 pessoas

Equipe de viagem:  8 pessoas

Transporte de cenário: Aéreo/terrestre; dependendo da distância: gaiola construída no local. 

Bira e bede
Bira e Bedé
Ano de estreia (2009)

Bira e Bedé são irmãs gêmeas idênticas no semblante e opostas em personalidade, aparentam estar sempre à espera de algo ou alguém que nunca chega. Já em idade avançada, flanam pela cidade procurando e inventando atividades para preencher o tempo do seu cotidiano tedioso.  A interação com  quem elas se encontram surge ora como um alívio, ora como reflexo da incapacidade delasde se separarem. Apesar de seus semblantes pouco convidativos e de suas enormes estaturas, elas se esforçam para se integrarem à multidão. 

 

Espaço: Rua, praças, espaços alternativos
Técnica: Marionetes Gigantes - intervenção
Idiomas: Sem texto
Público: Livre
Duração: 50 minutos
Capacidade: Ilimitado

Equipe de viagem:  2 pessoas

Transporte de cenário: Aéreo/terrestre

Seu Geraldo Voz e Violão
Seu Geraldo Voz e Violão
Ano de estreia (2009)

Seu Geraldo é um violeiro e cantor de setenta e três anos. É uma figura singular que gosta de falar com a sua platéia sem barreiras, sobre o assunto que a ocasião mandar. Faz seu show ao lado da namorada Dona Catarina, de oitenta e um anos, e Ana, sua irmã. Os três relembram músicas antigas e sempre surpreendem pela escolha deu seu repertório e pelo teor inesperado até de suas conversas mais triviais. Seriam três idosos como outros tantos, não fossem eles marionetes de fios esculpidas em madeira absolutamente conscientes de que são seres humanos normais, com os mesmos direitos e deveres de qualquer cidadão. 

Espaço: Teatro, rua, espaços alternativos
Técnica: Marionetes de fio
Idiomas: Português, inglês, francês, espanhol, italiano
Público: Livre

Duração: 60 minutos
Capacidade: 250 pessoas

Equipe de viagem:  2 pessoas

Transporte de cenário: Aéreo/terrestre

Oficinas
 
A construção de pig
A composição
Do corpo a forma
Ator e atriz
> A Construção de Pigmalião
 

Segundo a mitologia grega, Pigmalião amava tanto uma de suas esculturas que os deuses decidiram dar vida à sua criação.  Como ele, o bonequeiro busca construir seus bonecos para que eles ganhem vida. Nesta oficina os alunos irão construir juntos um boneco completo em proporções naturais, usando técnicas elaboradas de articulação, essenciais para criar a ilusão de que os bonecos possuem vida própria.

Duração: 8 horas

Numero e perfil dos alunos: máx. 15, mín. 6 alunos, a partir de 16 anos.  Artistas, artesãos, educadores e interessados em geral. 

O objetivo dessa oficina é o de introduzir os alunos no complexo universo das marionetes de fio. Por meio de técnicas específicas de construção e de alguns exercícios de manipulação, buscaremos a mágica e hipnótica ilusão de que a marionete é viva.

Duração: 20 horas

Numero e perfil dos alunos: máx. 12, mín. 6 alunos, a partir de 18 anos.  Artistas, artesãos, educadores e interessados em geral. 

> A Composição da Marionete e a Composição do Movimento 
 
> Do corpo à forma: oficina de manipulação de Bonecos
 

Nesta oficina, o Pigmalião compartilhará suas técnicas de manipulação direta organizadas em cinco conceitos-chaves: peso e contrapeso, foco, gestos essenciais, economia e triangulação. Por meio de exercícios e práticas de criação, os alunos serão estimulados a observar e representar diferentes formas de movimento que podem ser aplicadas nas diversas técnicas de manipulação.

Duração: 12 horas

Numero e perfil dos alunos: máx. 15, mín. 6 alunos, a partir de 16 anos.  Artistas, educadores e interessados em geral. 

> A relação Ator/Atriz e Boneco
 

Esta oficina conduz à investigação das relações possíveis entre o intérprete-manipulador e o boneco manipulado. O que o ator/atriz deve fazer para aparecer ou desaparecer na presença de um boneco?  Como se portar? Os alunos serão estimulados à criação de cenas em que boneco e intéprete coexistem na representação. 

Duração: 8 horas

Numero e perfil dos alunos: máx. 12, mín. 6 alunos, a partir de 16 anos.  Artistas, atores e atrizes, educadores e interessados em geral. 

Laboratórios
 
Gigantéia
 

Uma marionete gigante não passa desapercebida. No palco ou na rua, a simples presença de uma marionete construída com grandes proporções seduz o olhar do público de forma poderosa. Uma escultura gigantesca que se mexe é capaz não só de chamar a atenção, mas também hipnotizar quem a vê. Sabendo disso a partir de sua própria prática o Pigmalião Escultura que Mexe propõe uma oficina de construção coletiva de um boneco gigante, abrangendo todas as etapas de construção de uma marionete. O resultado final será um cortejo pela cidade de realização da oficina, que dará visibilidade a um personagem da cidade escolhido em conjunto com os oficineiros.​

Duração: 35 horas

 

Numero e perfil dos alunos: máx. 16 alunos, a partir de 18 anos. Bonequeiros, atores, dançarinos, artistas, educadores e interessados em geral. 

Giganteia
Bonecos Incendiários
 

A arte da marionete é e sempre foi uma excelente ferramenta pedagógica, capaz de transmitir conhecimento de maneira muito eficiente. Sabendo disso, o Pigmalião explora maneiras de utilizar ideologicamente suas marionetes de forma a provocar no público uma reflexão filosófica incisiva.

 

Durante a experiência, o grupo compartilhará suas técnicas de manipulação baseadas no realismo do movimento e na relação entre ator e boneco, a fim de colaborar com os alunos na criação de personagens a partir da análise de um texto previamente escolhido, fazendo então da marionete um veículo ideológico. O objetivo final é a montagem de um "espetáculo" passando pelas várias etapas que constituem o processo de criação e de construção do Pigmalião Escultura que Mexe.

Bonecos Incendiarios

Duração: 40 horas

 

Numero e perfil dos alunos: máx. 16 alunos, a partir de 18 anos. Bonequeiros, atores, dançarinos, artistas, educadores e interessados em geral. 

Banquete
Banquete Antropofágico
 

A oficina se propõe à construção de máscaras zoomórficas e à criação de um banquete-performance que se usa dos animais e da comida para refletir sobre as relações de poder dentro da nossa sociedade. Cada aluno construirá sua própria máscara passando pelas etapas de pesquisa sobre o animal, escolha de referências, modelagem em argila e acabamento. Por fim os alunos construirão uma performance coletiva a ser apresentada em um local estratégico da cidade. 

Duração: 100 horas

 

Numero e perfil dos alunos: máx. 16 alunos, mín. 10, a partir de 18 anos. Artistas, educadores e interessados em geral. 

bottom of page