top of page
Fábulas
Fábulas Antropofágicas para Dias Fascistas
Ano de estreia (2023)

Era a noite dos tempos, a gênese pagã, antes que o homem se livrasse de seus cascos, de seus chifres, de seu lado animal. Era o tempo depois da escuridão, o mundo estava cheio de frutos da terra e a galáxia se regenerava após o cataclismo. Todos queriam acreditar que um mundo mais generoso era possível, apesar dos monstros que nos habitavam, apesar dos predadores à espreita que sempre querem nos devorar.

Este espetáculo usa marionetes clássicas e antigas fábulas para retratar e tentar entender o que se passa nos dias atuais, além de combater a ascensão ao poder de figuras histriônicas, ridículas, cruéis e populistas. O corpo humano e o corpo animal, o vivo e o artificial, a carne e a madeira, os fios e o sangue são aqui ferramentas para abrir novos espaços de discussão, pois até mesmo as fábulas exigem um certo protocolo antes do massacre.

Espaço: Teatro
Técnica: Marionetes de fio e máscara
Idiomas: Português, inglês, francês ou italiano
Público: A partir de 12 anos
Duração: 60 minutos
Capacidade: 200 Pessoas
Equipe de viagem: 5 pessoas

Transporte de cenário: aéreo/terrestre

Elefanteatro
Elefanteatro: um espetáculo que anda do Pigmalião Escultura que Mexe
Ano de estreia (2023)

Um enorme elefante, um ser  sagrado, um ser místico, um ser gigante, caminha acompanhado por uma multidão que ele mesmo forma. Ele aparentemente vem sozinho, sem carregar nada, mas dentro dele há muitas memórias. Um elefante nunca esquece. Dentro dele cabe um mundo. O grande animal cênico tem tripulantes dentro dele, que ele carrega em uma longa jornada, pessoas que ele resgata no caminho por onde ele passa. Eles foram socorridos pelo Elefanteatro e esperam chegar em um lugar bom. Quem precisa de abrigo é sempre o outro, até sermos nós mesmos. No caminho do elefante sempre haverão outros a serem resgatados. 

Espaço: Ruas asfaltadas (distância do percurso de no mín. 400m)
Técnica: Boneco gigante e bonecos de vara
Idiomas: Português
Público: Livre
Duração: 60 minutos
Capacidade: Ilimitada

Transporte de cenário: Terrestre/navio (caminhão baú)
Equipe de viagem:  14 pessoas (com música ao vivo)

                                     8 pessoas (com trilha gravada)

Mordaz
Mordaz 
Ano de reestreia (2024) / ano de estreia (2016)

O mundo dos humanos se vê ameaçado por uma enorme infestação de estranhos ratos. O que as pessoas não sabem é que, por trás da aparente fragilidade e submissão dessas criaturas, se esconde uma estrutura organizada, inteligente e obstinada. E o que os ratos não sabem é que os humanos também têm seus segredos além das máscaras sociais.

 

Espaço: Teatro
Técnica: Marionetes de Fio e Máscaras
Idiomas: Sem texto
Público: A partir de 12 anos
Duração: 60 minutos
Capacidade: 200 pessoas

Equipe de viagem:  8 pessoas

Transporte de cenário: Aéreo/terrestre

Macunaima
Macunaïma Gourmet
Ano de reestreia (2023), Ano de estreia (2017)

Gourmet: Brasil contraste, Brasil pobre, Brasil luxo, Brasil exótico, Brasil absurdo. 
O Pigmalião Escultura que Mexe propõe uma nova leitura da obra de Mário de Andrade, atualizada para os dias atuais, onde podemos ver a sociedade brasileira, e também a sociedade global, enfrentar uma grande tormenta em suas estruturas socioeconômicas e culturais,quando o consumismo se confunde com o bem-estar e quando aqueles que criam as regras não são obrigados a elas obedecer.

Espaço: Teatro
Técnica: Marionetes de Fio, boneco híbrido, boneco de manipulação direta, boneco gigante e Máscaras
Idiomas: Português ou legendado
Público: A partir de 12 anos
Duração: 80 minutos
Capacidade: 500 pessoas

Equipe de viagem:  10 pessoas

Transporte de cenário: Aéreo/terrestre

Brasil
Ano de estreia (2019)

A percepção que temos de um povo é nutrida por imagens, ideias que nos são continuadamente enviadas, às vezes distorcidas. "Brésil" aborda a questão do outro, do olhar estrangeiro, chamando a atenção do espectador e o convidando a deixar-se colidir com suas próprias representações. 

Brasil